Cogeração
Cogeração de energia é o processo de geração simultânea de duas ou mais energias a partir do consumo de uma mesma fonte energética, com isso é um ato de geração de energia elétrica combinado com o aproveitamento da energia térmica dissipada pelo gerador, o que permite alcançar até 90% de eficiência energética total.
Apesar da geração de energia ser maior por gás natural e sendo economicamente mais atrativa que a fornecida através de um motor a diesel ou mesmo pela concessionaria no horário de ponta, podemos maximizar em mais de 100% o processo através da cogeração. Mais de 30% da energia proveniente do combustível seja ele o diesel ou o gás natural no dissipador na forma de calor. A cogeração usa o aproveitamento do calor normalmente dissipado para o ambiente.
Na geração de energia elétrica, ocorre desperdício de mais da metade da energia, o que reflete em perda de eficiência e produtividade. Ou seja, com a implementação da cogeração, temos pela frente vantagens financeiras, operacionais e em redução de poluentes. Faz sentido, portanto, investir neste processo mais eficiente e sustentável, que ainda possibilita o enquadramento como mini geração distribuída onde é possível exportar o excedente de energia gerado crédito para a própria conta de energia ou exportando para terceiros obtendo-se além de economia, receita. Considerando que a mini geração, com a cogeração qualificada, contempla plantas de 75 kW até 5 MW, estamos falando de aplicações desde para um condomínio de pequeno porte até para uma indústria.
Benefícios
O calor produzido pelo gerador, seja pela exaustão dos gases de escape, ou pelo líquido de arrefecimento do radiador, pode ser aproveitado para produção de água quente para aquecimento de piscina ou banho, para geração de vapor para processos industriais, e para refrigeração de ambientes através de chillers de absorção. O processo tem uma série de benefícios:Aumento na eficiência da geração de energia.
- Aumento na eficiência da geração de energia.
- Otimização do uso da energia, minimizando o desperdício.
- Maior economia de combustível.
- Redução da emissão de poluentes.
- Redução ou eliminação de outras fontes de energia térmica.
- Geração própria, ou seja, independência das redes de transmissão e distribuição.
Em resumo, é notório que fontes de energia seguras, confiáveis e acessíveis são fundamentais para auxiliar na estabilidade econômica, e no desenvolvimento das empresas e indústrias. O desalinhamento entre demanda e oferta de energia, com consequências nos preços, assim como as ameaças de mudanças climáticas às quais todos estamos suscetíveis, e ainda o desgaste da matriz energética atual, são grandes desafios para o setor. Contudo, o uso mais eficiente de fontes alternativas de energia pode ajudar a minorar o impacto dessas tendências negativas. E a cogeração pode representar uma tecnologia capaz de alcançar estes escopos.