Flare

Flare
Flare modificado 7.1
Especificações do Flare
Foto Flare edit 3
flare imetame
flange2 editado
flare queimando
vaso com flare
Flare
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Os sistemas de flare funcionam como mecanismos de segurança que proporcionam a queima do gás natural impedindo o acúmulo de gás na região do poço e atmosfera explosiva como também reduzindo a emissão de poluentes, Esta queima normalmente ocorre no topo do flare, tratando-se de um processo controlado e monitorado.

A Free-Oil possui em estoque Flare com sistemas automáticos de ignição e monitoração da chama com modelos básicos sem painel de controle e com sistemas automatizados incluindo a injeção de ar para otimizar a queima.

Aplicações para o Flare:

  • Eliminar o gás associado proveniente da produção do óleo  de óleo
  • Plataformas off-shore e on-shore
  • Queima de gás por procedimentos de emergência
  • Processos de despressurização de vasos,
  • Por questões operativas como problemas na tubulação onde as válvulas auxiliam no alívio dos gases levando para o flare.
  • Um dos principais objetivos dos componentes do sistema do flare é a segurança dos processos aliviando a pressão, evitando o desenvolvimento de atmosfera explosiva na área operacional, reduzindo os impactos da liberação de gases com alto teor poluente na atmosfera.

Um dos principais objetivos do flare é evitar que os gases pesados sejam agressivos para atmosfera e com sua queima diminuir os riscos, e não deixar que os equipamentos ultrapassem os valores máximos admissíveis de operação.

Uma ampla variedade de flare são usadas na indústria e vão desde pequenas instalações em linhas abertas em cabeças de poço, até grandes flare horizontais ou verticais com pilotos de ignição, como os presentes em refinarias e FPSO’s.

As emissões de CO2 são formadas como produtos da combustão, e o CH4 é emitido como consequência da combustão incompleta, ou quando existem problemas operacionais do equipamento, liberando o gás sem ser queimado. A eficiência da combustão e, portanto, o desempenho do flare é altamente variável principalmente pela estabilidade da chama. A estabilidade da chama, depende da velocidade de saída do gás, poder calorifico do gás e condições de vento.

Os flare são geralmente categorizados de duas maneiras: (1) pela altura da ponta do queimador (ou seja, no solo ou elevada) e (2) pelo método de aumentar a mistura na ponta do queimador (ou seja, assistido por vapor, assistido por ar, assistida por pressão ou não assistida). Elevar o flare pode evitar condições potencialmente perigosas no nível do solo, onde a chama aberta (ou seja, uma fonte de ignição) está localizada perto de uma unidade de processo. Além disso, os produtos da combustão podem ser dispersos acima das áreas de trabalho para reduzir os efeitos do ruído, calor, fumaça e odores desagradáveis.

O controle do sistema de flare pode ser totalmente automatizado ou totalmente manual. Os componentes de um sistema de flare que podem ser controlados automaticamente incluem o gás auxiliar, o sistema de ignição e a injeção de vapor (se for usado vapor) O flare deve ter mecanismos para identificar a presença da chama e ter a ignição totalmente automática.

O consumo de gás combustível da chama piloto pode ser minimizado medindo continuamente a vazão do gás para a chama piloto, o PCI e ajustando automaticamente a quantidade de combustível, de gás a ser injetado para manter o mínimo necessário.

No flare a combustão parcialmente coberta protege as chamas do vento e evita falhas, a fim de garantir um manuseio simples e um alto grau de segurança, que tem um sistema de monitoramento de chama.

O flare precisa ter componentes de segurança e controle que garantem alta segurança e pouca suscetibilidade a interferências. A Free-Oil costuma instalar dispositivos redundantes de segurança para evitar e ou monitorar a chama , selo de agua, sobre pressão  e demais componentes que evitam o retorno da chama e entrada do ar na tubulação do flare.

Possuímos Flare com sistema de funcionamento com baixos custos de manutenção, e alta capacidade de queima devido a injeção de ar ou vapor, combustão estável devido ao anel de retenção de chama, maior vida útil da ponta devido ao vapor com efeito de esfriamento, injeção de vapor externo, na qual estabiliza a chama e arrasta o ar assegurando uma combustão eficiente com maior capacidade e sem fumaça, e com isso reduzindo o ruído. 

A Free-Oil possui em estoque alguns modelos de flare indicados para campos marginais on-shore. Temos engenharia própria para projetar e fabricar flare de baixa e média complexidade.

Quando são requeridas vazões de mais de 100.000 m²/dia temos parcerias nos EUA e Europa para fornecer a engenharia ou o flare fabricado atendendo aos mais rigorosos padrões e normas internacionais.