Conversão de motor Diesel/Gás/Flex
O sistema de conversão de motor GTI+ Bi-Fuel da Altronic oferece um meio acessível e eficiente de operar motores a diesel industriais utilizando diesel e gás natural (ou outro gás disponível) como fontes de combustível. Este sistema inovador e patenteado, que não requer modificações nos componentes internos do motor, permite o funcionamento com gás natural até um máximo de 70% do combustível necessário para manter a velocidade e carga desejadas.
Este sistema opera misturando óleo diesel e gás natural na câmara de combustão. Isso é obtido usando um projeto de carga de gás fumigado, em que o gás natural é pré-misturado com o ar de admissão do motor e entregue à câmara de combustão através da válvula de admissão de ar. A mistura ar-gás é inflamada quando o injetor de diesel pulveriza uma quantidade reduzida de óleo diesel na câmara.
Este “piloto” diesel atua como fonte de ignição para a mistura combustível ar-gás primária. Como o Sistema Bi-combustível utiliza os sistemas OEM de admissão de ar e injeção de diesel, nenhuma modificação interna do motor é necessária para a instalação.
Principais benefícios
- Converte motores a diesel industriais para operação Bi-combustível, substituindo até 70% do gás natural pelo combustível diesel
- Economize nos custos operacionais de combustível usando gás natural com retorno à operação 100% diesel a qualquer momento
- Permite o uso de suprimentos de gás disponíveis ou interruptíveis
- Nenhuma modificação nos componentes internos do motor é necessária
- A queima de gás natural mais limpa reduz as emissões de escape, diminuindo impactos ambientais
- Reduz os requisitos para armazenamento de combustível no local
- O design exclusivo e patenteado garante nenhuma perda de potência ou eficiência do motor
Operação e instalação
O sistema GTI+ Bi-Fuel fornece gás para o motor usando uma técnica conhecida como fumigação. Em um processo semelhante ao utilizado por carburadores encontrados em aplicações de motores de centelha, o sistema fornece gás para o motor usando o sistema de admissão de ar original. Na configuração típica, o gás é introduzido em um local a montante do turbocompressor e a jusante do filtro de ar do motor. O gás é introduzido aproximadamente à pressão atmosférica usando um dispositivo de mistura ar-combustível proprietário que permite um alto nível de atomização do combustível com a menor restrição de ar possível.
Depois de sair do misturador, a carga de ar-combustível é comprimida no turbo e então distribuída para cada cilindro pelo coletor de admissão de ar do motor. As válvulas de admissão distribuem a mistura para os cilindros individuais no momento adequado de acordo com a sincronização normal das válvulas do motor. Ao entrar na câmara de combustão, a mistura ar-gás é comprimida durante o curso de compressão e inflamada quando o injetor de diesel é ativado.
Como a maioria do combustível e do ar já é pré-misturada antes da ativação do injetor, a combustão difere ligeiramente do processo normal de “carga estratificada” do motor diesel. Durante a operação bicombustível, a combustão é ligeiramente acelerada e o aumento de pressão no cilindro é ligeiramente mais “íngreme” do que a combustão diesel normal.
As pressões máximas do cilindro atingidas durante a operação bicombustível, entretanto, estão dentro dos limites normais. Embora o gás natural tenha uma densidade de energia menor do que o combustível diesel, a operação de queima pobre/excesso de ar do motor diesel combinada com a compressão fornecida pelo turboalimentador, permite que o sistema forneça quantidades adequadas de gás natural para a câmara de combustão, portanto, garantindo que a potência equivalente pode ser realizada.
Todas as especificações do motor OEM para o tempo de injeção, tempo de válvula, taxa de compressão, etc. permanecem inalteradas após a instalação do Sistema Bi-combustível e nenhuma modificação do motor é necessária.
O sistema de controle incluído monitora vários parâmetros do motor (dependendo do tamanho do motor e da aplicação), como pressão do ar do coletor (pressão de turbo), temperatura dos gases de escape, temperatura do ar do coletor de admissão, restrição do ar de admissão, pressão do gás de alimentação e vibração do motor. Esses dados permitem que o sistema (consulte a inserção) determine quando ativar ou desativar a operação bicombustível, dependendo do nível de carga, das condições ambientais, dos limites de detonação, da pressão do gás baixa ou alta ou de um mau funcionamento detectado no motor. O modo padrão automático é sempre para operação 100% diesel.
Principais componentes e subsistemas
Misturador de ar-combustível
O AGM-PV é um carburador venturi que fornece o sinal de demanda ideal para uso no fornecimento da mistura necessária de ar/gás ao motor. O gás se mistura com a corrente de ar que entra através de uma fenda no diâmetro interno da garganta do misturador.
Trem de gás padrão
O condicionamento e a regulação do gás natural antes da admissão no motor é uma parte crítica do sistema GTI+ Bi-Fuel. O sistema “trem de gás” inclui um filtro de combustível de 50 mícrons, uma válvula de desligamento manual, uma válvula solenóide operada eletricamente acionada no caso de uma emergência ou para desligamento do sistema e um regulador de pressão de gás do tipo de demanda de pressão zero. Este último componente reduz a pressão do gás de entrada (0,5–4 psig) para aproximadamente a pressão atmosférica. Com uma pressão de saída negativa, o projeto permite que o sistema use um esquema de controle de “demanda” por meio do qual o fluxo de ar de admissão do motor determina o fluxo de gás do motor. Conforme a carga do motor muda, as mudanças correspondentes no volume de ar de admissão puxam automaticamente combustível adicional para o misturador.
Trem GTI+
O condicionamento e a regulação do gás natural antes da admissão no motor é uma parte crítica do sistema GTI+ Bi-Fuel. O sistema “trem de gás” inclui um filtro de combustível de 50 mícrons, uma válvula de desligamento manual, uma válvula solenóide operada eletricamente acionada no caso de uma emergência ou para desligamento do sistema e um regulador de pressão de gás do tipo de demanda de pressão zero. Este último componente reduz a pressão do gás de entrada (0,5–4 psig) para aproximadamente a pressão atmosférica. Com uma pressão de saída negativa, o projeto permite que o sistema use um esquema de controle de “demanda” por meio do qual o fluxo de ar de admissão do motor determina o fluxo de gás do motor. Conforme a carga do motor muda, as mudanças correspondentes no volume de ar de admissão puxam automaticamente combustível adicional para o misturador.
Painéis de controle
Os painéis de controle são baseados em controladores Altronic comprovados e fornecem controle de motor de última geração e monitoramento de desligamento de segurança. O sistema é projetado especificamente para aplicações GTI+ Bi-Fuel e é simples e fácil de operar. O painel monitora uma série de pontos de pressão e temperatura e retorna o motor para operação 100% diesel caso algum parâmetro se desvie de sua faixa normal. Além disso, uma função horímetro monitora as horas de operação no modo Bi-combustível. Os alarmes são anunciados em mensagens no idioma inglês (outros idiomas podem ser programados) e o controlador mantém um registro de alarmes dos últimos 100 eventos.
Aplicação e conteúdo dos kits
Para ter acesso a mais informações, baixe o folheto do sistema GTI+ Bi-Fuel na nossa página de catálogos ou clique aqui.