Vasos separadores
A Free-Oil oferece uma linha completa de separadores, que tem a função de separar fluxo multifásico composto de hidrocarbonetos e outros componentes (óleo, gás e água e, às vezes, sólidos) produzidos na cabeça de poços, em suas fases constituintes. Essa separação pode ser bifásica (separação de líquido e vapor), trifásica (separação de óleo, água e vapor) e até mesmo multifásica (separação de óleo, água, vapor e sólidos).
SEPARADOR BIFÁSICO
Ao entrar nesse tipo de separador, o fluido colide com defletores de entrada, provocando a separação inicial do gás do líquido. A força da gravidade causa então a separação das gotículas mais pesadas, que se acumulam no fundo do vaso, onde o líquido é coletado. Esta seção de coleta assegura um tempo de retenção apropriado, necessário para que o gás se desprenda do líquido e vá para parte superior do separador.
À medida o gás flui através da seção de separação, pequenas gotas de líquido que foram arrastados por essa na fase gasosa caem por ação da gravidade na interface gás/líquido. Antes de deixar o vaso, o gás passa através de uma seção de aglutinação e coalescência composta por aletas de metal, almofadas de tela de arame ou placas.
SEPARADOR TRIFÁSICO
Este separador tem como diferencial a separação simultânea das três fases: óleo, água e gás. Para isso, essa instalação contém uma saída adicional no vaso, além de componentes internos extras em comparação com o separador bifásico. A separação entre a fase líquida e gasosa se processa de modo semelhante ao separador bifásico, ocorrendo logo na entrada do fluido no separador devido à expansão do gás e o desvio da entrada do fluido.
Já a separação entre a fase de óleo e água requer um tempo de retenção suficiente no vaso para que ocorra propriamente a decantação da água livre da fase de óleo. Devido a este fato, O separador trifásico diferencia do bifásico, pois ele separa óleo, gás e água. Isso resulta na instalação de mais uma saída no vaso, e na instalação adicional de um sistema de controle de interface óleo /água, além de alguns internos. O sistema trifásico proporciona possui uma câmera de decantação de líquido maior que a do sistema bifásico.