Vasos tratadores

Free Water Knouckout – FWKO
FWK 3 PRINT
Tratadores de óleo
Vasos separadores trifásicos
VASO TRIFÁSICO COM AQUECEDOR PRINT
Separador Multifásico
Desenho Orientativo Vaso Separador
dois vasos
foto vaso 3
foto vaso no caminhao
vaso caminhao 22
vaso cinza 2
vaso foto 1
vaso foto 2 amarelo
vaso no guincho
vaso so
vaso maha
previous arrow
next arrow

Dentre as etapas de processamento primário do petróleo encontra-se o tratamento das frações do petróleo, de modo a especificá-las aos padrões de envio, no caso do óleo e do gás, aos terminais e refinarias, e no caso da água produzida, para reinjeção ou descarte.

Dentre as especificações necessárias pode-se citar o fato do gás natural não poder conter quantidades excessivas de gás carbônico (CO2) e sulfeto de hidrogênio (H2S) e dever ser liberado a uma pressão especificada; o óleo não poder conter excessivas quantidades de água e sedimentos (BS&W); e a água produzida dever possuir um valor limitado de óleo disperso para poder ser descartada. 

A Free-Oil por meio dos seus especialistas procura a melhor forma de realizar o tratamento dessas frações para seus clientes. 

TRATAMENTO DE GÁS

A Free-Oil oferece diversas formas de tratamento do gás natural. Esse gás pode ser encontrado associado ou não ao petróleo, tanto em solução na massa de óleo quanto no estado livre formando a capa de gás.  Uma vez que a maioria das empresas exploratórias brasileira buscam a produção de óleo em um reservatório, o gás apresenta um papel secundário na produção.

O tratamento desse gás é realizado através do condicionamento. Essa etapa tem como objetivo remover impurezas presentes no gás que podem danificar de alguma forma os equipamentos. É composto de diversos processos físico-químicos de separação, sendo os principais dessulfurização, desidratação e compressão do gás.

Dessulfurização

É um processo utilizado para a remoção de compostos de enxofre através de processos de absorção. Também designado de adoçamento, consiste basicamente na absorção com produtos líquidos ou absorção com materiais sólidos. Esse processo utiliza aminas, principalmente as monoetanolaminas (MEA) ou dietanolaminas (DEA), mas também podem utilizar as peneiras moleculares e membranas alternativamente para realizar essa separação.

Desidratação

A unidade de desidratação tem a finalidade de especificar o gás tratado segundo o teor de umidade definido pelo projeto, para garantia do escoamento eficiente até a unidade de processamento, sem a ocorrência de hidratos e com a qualidade necessária. Consiste em um processo de absorção ou de adsorção. O processo de absorção com absorventes líquidos, geralmente glicol, é o mais comum, principalmente em sistemas offshore. Em terra a utilização de peneiras moleculares (material de elevada porosidade) ou ainda membranas pode ser empregado.

TRATAMENTO DA ÁGUA PRODUZIDA

A água produzida como efluente deve ser separada dos hidrocarbonetos, sólidos suspensos e gases dissolvidos a níveis aceitáveis, sendo disposta de maneira adequada no meio ambiente. O tratamento da Free-Oil garante a qualidade da água conforme exigência da Resolução CONAMA 393/2007.

O tratamento da água consiste basicamente em um sistema físico/químico de filtragem, floculação e decantação para remover contaminantes.

Remoção de bactérias

A Sponge Plus é único produto antimicrobiano que reduz as bactérias coliformes encontradas em águas pluviais, efluentes industriais e águas residuais municipais. A Sponge Plus emprega um agente antimicrobiano que atua pela ruptura das membranas celulares das bactérias sem alterar químicas ou fisicamente a estrutura do produto.

Smart Sponge Plus tem sido bem-sucedida na eliminação de bactérias Enterococcus, Escherichia Coli e coliformes fecais. Nossa tecnologia não é apenas eficiente na remoção de bactérias e hidrocarbonetos, mas também na sua capacidade de encapsular e transformar poluentes de hidrocarbonetos em um sólido estável facilitando o processo de reciclagem. A Smart Sponge Plus remove contaminantes, destrói bactérias e melhora a qualidade da água.

Remoção de metal pesado

A Smart Sponge HM atua na remoção de fósforo e metais pesados, na qual abrange soluções eficaz com a utilização de recursos renováveis de nano compósitos de metal com base extrudida.

Essa tecnologia atende os requisitos regulamentares de descarte das águas residuais que as indústrias devem cumprir. A Smart Sponge liga-se com o fósforo e os metais pesados, removendo 98% destes, ou seja, as águas irão apresentar níveis aceitáveis de fósforo e metais pesados abaixo dos estabelecidos.

Vaso desgaseificador

Alguns gases se dissolvem na massa de líquido, para realizar esta separação é necessário utilizar técnicas como mudança de direção, aquecimentos e aumento de turbulência.

Filtragem

Tem como função reter os sólidos e impurezas presentes em suspensão no fluido. O sistema de tratamento por filtragem direta é composto basicamente por sistema em filtragem em área e o dosador automático.

Tanque de flotação

É um método bastante eficiente que consiste na separação de líquidos e sólidos utilizando nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando o tratamento. A Free-Oil trabalha com dois tipos de flotação: flotação por ar dissolvido, com microbolhas, e flotação por ar disperso, com bolhas maiores.

Tanques de clarificação – Coalescedores de leito

É a forma mais simples de tratar a água, promovendo longo tempo de residência no qual a coalescência e a separação gravitacional ocorrem. Pode ser utilizado a pressão atmosférica ou pressurizado. São desenhados para fazer uma separação grosseira do óleo e da água. Os tanques da Free-Oil podem ser horizontais ou verticais, a depender da aplicação requerida.

Hidrociclone

Hidrociclones utilizam a força centrífuga para remover as gotas de óleo da água, acelerando assim o processo de separação. Eles são geralmente instalados após o separador trifásico. Neste equipamento, a água produzida é introduzida a baixa pressão no mesmo e é colocada em movimento espiral descendente devido à forma do equipamento. A atuação da força centrípeta e da força de arraste central faz com que as partículas de menor densidade sejam arrastadas para o centro e saiam na parte superior (óleo de rejeito), já as mais densas saiam pela base do hidrociclone (água tratada).   

TRATAMENTO DE EMULSÃO

Emulsão é uma mistura de óleo e água que não separa por ação unicamente da gravidade. Para existir, depende da existência de duas fases imiscíveis, um agente emulsificante e agitação suficiente para dispersar uma fase na outra. As emulsões podem ser tratadas através da utilização de agentes químicos, calor ou pela ação eletroestática de coalescência.

A Free-Oil oferece diversos equipamentos para o tratamento de emulsões. Conforme a necessidade do cliente, a equipe da Free-Oil personaliza a unidade que atenda da melhor forma as especificações requeridas do óleo com relação a quantidade de água, sal e sólidos presentes no mesmo.

Em geral, utilizamos tratadores horizontais em virtude das suas muitas vantagens frente as outras configurações. Assim, alguns dos nossos tratadores são os seguintes:

Tratadores eletrostáticos emulsão bruta

Este é um dos métodos mais econômicos e eficientes no tratamento de emulsões. O tratamento térmico eletrostático utiliza um campo elétrico de corrente alternada de alta intensidade para polarizar as gotículas de água no óleo, que são forçadas a colidir e coalescer. À medida que as gotículas se formam sobre e ao redor dos eletrodos, elas crescem até um tamanho e depois decantam devido à ação da gravidade no vaso, realizando então a separação.

Tratador De Óleo Térmico

Esse tratador tem como característica principal a existência de um tubo de fogo que aquece o fluido de modo a separar a água do óleo. Sua operação consiste na entrada do fluido no separador para dentro de um invólucro que envolve o tubo de fogo, onde é aquecido. Os materiais pesados fluem então para o fundo enquanto que os mais leves fluem para o topo. O gás libertado na corrente de entrada recolhe-se na seção superior e sai do recipiente através da válvula de contrapressão de gás. 

O óleo, a água e emulsão seguem para um distribuidor localizado abaixo da interface óleo-água, que proporciona dispersão dos mesmos. Então o óleo e a emulsão seguem para a seção de coalescência e sedimentação, onde um dispersor distribui o fluxo uniformemente pela seção. O óleo tratado então é recolhido na parte superior, dirigido para a saída de óleo e entregue ao armazenamento ou ao transporte.

Esse aquecimento também pode ser realizado de forma separada, através de trocadores de calor que podem realizar o aquecimento do óleo de forma direta ou indireta antes do fluxo de entrada ser inserido no vaso de coalescência.  

Separador da Eco First – Enhancer

O Separador Enhancer é um ionizador de fluido industrial que efetivamente melhora a eficiência, a qualidade e os níveis de separação que a maioria das empresas relacionadas com o petróleo e o gás buscam alcançar.

Das vantagens desse separador, inclui-se o fato de ajudar a prevenir vários tipos diferentes de corrosão que atacam as superfícies das tubulações e outros equipamentos. Isso pois esse separador remove os elétrons do sistema e envia para terra, impedindo assim a acumulação de carga necessária para que uma descarga estática ocorra, além matar as bactérias que reduzem os sulfatos a sulfetos, grande preocupação em campos petrolíferos, devido a ionização que interfere nas funções celulares dessas bactérias.

A emulsão flui através do Separador Enhancer para um tanque de separação, onde cada constituinte é separado. No Enhancer, os elétrons são removidos e descarregados na Terra e as moléculas tornam-se carregadas positivamente.  A vantagem da ionização é que as moléculas positivamente carregadas perdem a capacidade de se unir e se separam. Essas moléculas se afastam umas das outras em resposta à força de repulsão causada pelas cargas similares. Como resultado, as moléculas na corrente de fluido fluem mais livremente entre si e se separam mais facilmente de acordo com suas gravidades específicas.

 Benefícios:

  • Pressão de bomba reduzida;
  • Melhor separação;
  • Maior recuperação;
  • Melhor qualidade de óleo;
  • Diminuição do fluxo de resíduos;
  • Óleo mais limpo e menos óleo na água de disposição.